Proposta Pedagógica
Assim em todas as turmas trabalhamos os campos de experiência:
- Traços, sons, cores e formas
- O eu, o outro e o nós
- Corpo, gestos e movimentos
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Espaços, tempos, quantidade, relações e transformações
Esses campos são trabalhados com objetivos a serem alcançados em cada faixa etária e, são cumpridas através de atividades /planejamentos realizados semanalmente.
O professor e o educador asseguram à criança uma formação crítica, garantindo um pleno desenvolvimento envolvendo a aprendizagem, autoestima, reflexão, conquistas e convivência em grupo.
A escola Beija-Flor, prioriza a educação e desenvolvimento emocional, trabalhando com a autonomia, cooperação, trabalho em equipe, expressão de sentimentos, desejos e vontades, criticidade e individualidade. Para tanto, o planejamento das aulas é desenvolvido e discutido semanalmente com a coordenação pedagógica e com a direção da escola. Esta prática objetiva também oportunizar que todos os pontos positivos e negativos sejam revistos e adaptados para as conquistas da criança em sua turma.
O nosso objetivo é garantir à criança o acesso ao conhecimento e as aprendizagens de diferentes linguagens, assegurando o direito à proteção, a saúde, a liberdade, a confiança, ao respeito, a dignidade, a brincadeira, a convivência e a interação com os adultos e outras crianças.
“[…] Grande é a poesia, a bondade e as danças… Mas o melhor do mundo são as crianças […]” Fragmento do poema Liberdade de Fernando Pessoa